Nossa! ja se passaram 8 dias que eu estou aqui na europa!Esse negócio de blog é mais complicado do que eu imaginava... Desculpe quem ficou lembrando de abrir o blog e não encontrava coisas novas.Acabei de instalar uma ferramenta para editar o blog off line! Muito mais rápido.
Depois da pequena digreção...
No terceiro dia (no segundo a gente foi andar de bike, vou postar isso depois... diga não a linearidade... : ) )a gente começou, como sempre, pegando o trem
Depois de tomar um sorvete, fomos para a famosa East Side Galery.
Este lugar é uma galeria de arte a céu aberta, e o "canvas" é o que sobrou do muro de Berlin. Eles ficaram 20 anos tentando derrubar e agora gastam uma grana pra manter! Vai entender... =]
Alias, esse ano fazem 20 anos da queda do muro de Berlin! Tem eventos por toda a cidade, e estão reformando varios pontos hitóricos (o que as vezes é um saco). Inclusive, estão repintando essa galeria pela terceira vez.
Ela tem uma história interessante: Fizeram um concurso mundial após a "queda do muro" para ver quem ia pintar o que ficou de pé, para se transformar na galeria. E assim, tem gente de todo os cantos pintando. Essa mulher por exemplo é da Espanha:
Do lado tinha um indiano, depois um russo... É muito interessante como eles investem energia reformando essa coisa:
Apesar que eles não ganharam *nada* para pintar a primeira vez, e agora parece que ganham 1,25 euros por hora, algo assim... Mas o pessoal vem.
Depois, fomos para uma parte muito velha da cidade. Esse prédio por exemplo é a prefeitura, e é do sec. XIII se não me engano!
Essa igreja era dos franciscanos, também dessa época:
sobrou só as paredes... Esse centrinho todo é dessa época:
Isso aqui por exemplo:
é onde colocavam as pessas que "faziam coisa errada" para serem "castigados pelo povo". Então a galera que tava passando por ali, jogava pedras, comida podre... Fico imaginando a mãe : "Vai minha filha! joga a pedra no moço!". Acho que eles faziam isso só pra aliviar o stress... Bendita seja a TV.
E claro, como estou na alemanha, parei pra tomar uma cerveja nesse centrinho. Perfeita:
Ficamos conversando sobre a vida no Brasil, como as pessoas tem dificuldade para se relacionar com moradores de favela no Brasil, como a gente tem muito mais facilidade de conversar com um alemão com uma condição parecida com a nossa do que com uma pessoa pobre que mora no mesmo país...
Enfim... Ciencias Sociais a parte, acabou a cerveja e a gente foi comer em outro lugar porque estava muito caro a comida la! Além de só ter comida típica o que signifca porco, frango, e coisas com olhos e muita gordura.Mas não antes de tirar umas fotos do interior do prédio de 1200 :
Depois achamos um lugar legal pra almoçar, passamos em frente a igreja mais famosa (que depois voltamos outro dia)
vimos um carro de papelão (sim, os carros de berlin oriental eram de papelão!)
Ou seja, ficamos passeando pela cidade... Muito legal, sem muitos planos nem compromissos... Como eles falam aqui: ins blaue fahren , que significa literalmente, "vijando no azul". Ou seja, sem compromissos, museus pra visitar, horarios, etc...
O único plano era subir na torre de TV que tem uma bola de metal a 205m de altura, de onde da pra ver Berlin quase toda! (acho)
Mas ja era noite... duh. Esse lance de viajar no azul tem seus problemas... hehehe
Se bem que a vista de Berlin a noite é muito bonita, e ainda consegui algumas fotos legais:
Depois vimos um cara multando alguém (zona azul deles. Alias, os caras não gostam muito de comprar o ticket. Ele multou uns 70% dos carros que a gente viu)
E fomos dormir, porque apesar de ter acabado de anoitecer, por aqui isso acontece 10 da noite! Isso me deixa confuso.. hehehe
caramba... e de onde veio tanta informação? daniel? abraços.
ResponderExcluirQue nada! Eu estava na casa de uma amiga que mora em Berlin, e é de Berlin! Ela se chama Daniela ( conhecidencia! =] ). Abcs!
ResponderExcluir