Gostei de Nürnberg. No primeiro dia a gente ja foi tomar um sovete na pracinha bem no meio do centro antigo
E depois do sorvete, uma cerveja em um lugar muito legal do lado do rio
No dia seguinte fiquei andando de bicicleta o dia todo (como em praticamente todos os dias que fiquei na cidade). Todo lugar é preparado para bicicleta: Quase todas as grandes avenidas tem ciclovias, e as que não tem possuem calçadas largas com placas indicando que bicicletas podem andar junto com os pedestres (alguns poucos lugares no centro antigo proibem bicicletas nas calçadas largas onde passa muita gente).
Além de ciclovias, os semaforos de pedestres tem um bicicleta também, quando pode atravessar pedalando (se bem que quase todo mundo atravessa qualquer semaforo pedalando. Se estiver aberto, claro!)
Tem semaforo inclusive somente de bicicleta!
As ciclovias sempre pintadas de vermelho nos cruzamentos. Muito bem feito.
Fora isso tinham umas obras que bagunçavam tudo, lugares estranhos que eu não achava a placa de bicicleta nem tinha ciclovia (descobri depois que sempre que isso acontece é permitido andar na rua). Dai a estratégia era: siga a velhinha mais próxima :
Ou o pai com filho na garupa!
Não tem erro.. Eles sempre estão certos! ; )
E assim eu rodei Nuremberg inteira
Mas a parte mais legal é o "centro velho", onde ficava a cidade medieval
Este por exemplo é o fosso do castelo
E essa é a ponte que passa por cima do fosso (droga, não era daquelas que desce com uma manivela...)
Desci no fosso pra ver se tinha uns jacarés...
Olha como é legal o túnel pra entrar na cidade
E, o castelo
Meia boca né? Mas enfim, fiquei na dúvida se era esse mesmo, mas é sim. É que o castelo em si era tudo que tava pra dentro do muro/fosso. Essa era a casa principal. É um castelo bem antigo. Eles eram mais simples no começo. Depois alguém fez um maior, dai o outro tinha que fazer um maior, e ai ja viu né...
Por falar nisso, amanhã vou num castelo que dizem ser muito legal, inspirou o cara da Disney, etc etc... Se chama Neuschwantstein.
No sábado a gente foi num parque aquático muito legal que fica 1 hora de carro daqui, em Mistelgau.
Finalmente consegui usar minha camera a prova d'agua, na água! Olha que legal esse vídeo do Toboágua! (da metade pra frente tinha água no microfone... : ) )
http://www.youtube.com/watch?v=omsmdqVRgXk
Era um lugar com piscinas quentes
E algumas com temperatura ambiente
Pra entrar na piscina quente, tinha que passar por um corredor ja com agua quente do lado de dentro, que era aquecido, para o lado de fora (onde voce deixava só a cabeça pra fora d'agua, hehehe)
Além disso tinha uma piscina em uma sala fechada "de meditação", toda azul, onde tocava uma música bem calma, e a agua se movimentava de maneira aleatória, e voce ficava boiando de um lado pro outro com aqueles macarrões de espuma...
Muito legal o lugar...
Na volta muitas paisagens do interior da alemanha
No Domingo, a gente foi tomar uma cerveja no "Bier Gardem", ou seja, o pessoal coloca umas cadeiras no jardim do lado do lago e faz de conta que é uma praia : )
Mas antes, a gente foi levar um presente para os bebes (gemeos) de uma amiga do Daniel e da Aline, a Sasha
Sim, é um balão de hélio do Bob Esponja.. hahaha
Ein Weizenbier Bitte!
E hoje (pra terminar esse post sobre Nuremberg), eu fui visitar o Dokut-Zentrum, abreviação para "Centro de documentação" (em alemão, claro.. > ) )
Nüremberg era a menina dos olhos de Hitler. Era o símbolo do que era "mais alemão" para ele (pelo que entendi). E aqui ficariam vários dos prédios mais importantes do terceiro Reich. Mas a maioria não foi construida.
Um deles porém, que não lembro mais o que era do governo dele (acho que era o parlamento, mas o parlamento foi dissolvido, então fico confuso), chegou a ser construido, e foi escolhido depois da guerra para ser um Museu com a história de como Hitler chegou ao poder.
Os truques que ele fez, como a população reagia as suas atitudes, os filmes que ele fez, as formas que ele usou para manipular a população, como ele mantinha o poder, o racismo, e no final o julgamento dos líderes do seu governo (pq o bundão se suicidou), que também foi em Nüremberg.
Esse é o prédio
E essas são as fotos das coisas que tinham no museu que eu mais gostei
Essa por exemplo é a foto dele no meio das mulheres de alguns dos muitos grupos sociais que ele criou
É interessante como ele montou a sociedade inteira, dos grupos sociais permitidos, passando pelas festas, até a arquitetura. Essa por exemplo é uma maquete de um dos principais prédios que seriam construidos em nuremberg
Outra coisa legal do museu é que voce anda pelos lugares onde os nazistas viviam. Passa pelas portas que eles passavam. Aqui por exemplo eles colocaram uma televisão com depoimentos de quem passou por campos de concentração na porta de umas das celas
Outra coisa muito legal eram os recortes de jornais da época
Tinham os livros que as criaças usavam para aprender que os judeus eram uma raça inferior
E as herócias tentativas de alemães resistindo dentro da alemanha (eles estimam que eram 2 de cada 1000), como esse cara que tentou assassinar o Hitler : Georg Elsers
No final, dos mais de 100 indiciados no julgamento em Nuremberg, apenas 12 foram sentenciados a morte, sendo que alguns pegaram prisão perpétua, mas a maioria foi perdoada
Nuremberg é realmente impressionante...
Por ser um lugar tão bonito e agradavel, com muitos parques, ciclovias, o castelo no centro da cidade, e com todo esse passado, sendo a cidade preferida do Hitler, onde ele mais fazia propaganda e festas, e onde os líderes do partido nazista foram executados.
Além da memória, fotos, e documentos, felizmente isso foi o que sobrou da idéia do Hitler
Esse lance de "siga aquela velhinha" me lembra um desenho do pica-pau.
ResponderExcluir